By haniger 18 de outubro de 2022
Fertilizantes orgânicos são obtidos por meio do processo de compostagem/estabilização de resíduos orgânicos como por exemplo: cama de aviário, torta de mamona, restos de comida, galhos de árvores, cinzas de madeira, serragem, entre outros.
Além de fornecer macro e micronutrientes para as plantas, os fertilizantes orgânicos têm a capacidade de fornecer alimento aos microrganismos do solo, estimulando a ciclagem de nutrientes e agregando matéria orgânica ao solo, o que reflete na capacidade de retenção de água pelo solo, maior disponibilidade de nutrientes e controle natural de doenças. Desta forma é possível produzir alimentos livres de agrotóxicos, sendo mais saudáveis para as pessoas e para o planeta.
Os fertilizantes Orgânicos podem ser divididos em:
- fertilizante orgânico simples: produto natural de origem vegetal ou animal, contendo um ou mais nutrientes de plantas;
- fertilizante orgânico misto: produto de natureza orgânica, resultante da mistura de dois ou mais fertilizantes orgânicos simples, contendo um ou mais nutrientes de plantas;
- fertilizante orgânico composto: produto obtido por processo físico, químico, físicoquímico ou bioquímico, natural ou controlado, a partir de matéria-prima de origem industrial, urbana ou rural, animal ou vegetal, isoladas ou misturadas, podendo ser enriquecido de nutrientes minerais, princípio ativo ou agente capaz de melhorar suas características físicas, químicas ou biológicas.
A REMI AGRO Engenharia possui equipe técnica multidisciplinar e com capacitação técnica para executar as atividades referentes ao registro Fertilizante Orgânico junto ao MAPA.