By 18 de outubro de 2022

A sociedade cada vez mais se preocupada com questões relacionadas ao meio ambiente. Poluição, degradação e contaminação dos recursos hídricos e do solo, desmatamento, mudança climática, entre outros problemas ambientais são temas comuns no mundo atual.

A preocupação das esferas da sociedade em relação ao meio ambiente surgiu novas demandas para os empreendimentos. Atualmente para se tornar competitivo no mercado é primordial que atividades econômicas das empresas estejam de acordo com a legislação ambiental vigente, evitando ao máximo danos ambientais.

As empresas necessitam atender as demandas atuais através de práticas mais sustentáveis, porém mesmo assim, em muitos casos, ainda geram impactos ao meio ambiente. Desta forma, acabam gerando um passivo ambiental que deve ser compensado.

Os passivos ambientais são os diversos tipos de danos ao meio ambiente ocasionados pelas atividades de uma empresa e que devem ser compensados e/ou recuperados através de ações e estudos que são de responsabilidade do agente causador dos danos ambientais. O passivo ambiental consiste num compromisso que a empresa potencialmente poluidora assume com o objetivo de minimizar os impactos ambientais.

 

Alguns exemplos de passivo ambiental:

  • Contaminação de solo;
  • Armazenamento inadequado de resíduos sólidos e produtos químicos;
  • Contaminação de ar;
  • Degradação ambiental;
  • Contaminação de águas superficiais e subterrâneas;
  • Desmatamento de áreas de preservação.

A REMI AGRO Engenharia possui equipe técnica multidisciplinar e com capacitação técnica para executar as atividades referentes a investigação de Passivo Ambiental e propor soluções adequados para as diversas formas de passivo existente.